O Homem Vertical - A política por dentro.

segunda-feira, julho 24, 2006

[OHV] Teaser Blog O Homem Vertical

Bem vindos!!! Para entender um pouco mais deste projeto assista o teaser antes de ler o resto do Blog.

(Caso sua conexão for lenta, sugiro que espere baixar antes de ver o vídeo)

O Homem Vertical.

Vocês devem estar se perguntando: porque raios “O Homem Vertical”?

A reposta é simples, mas a explicação vai longe...

Não sei se vocês viram o primeiro depoimento do Roberto Jefferson na TV Câmara. Logo após suas denúncias, no jornal Folha de São Paulo, ele foi denunciado por Waldemar Costa Neto, na época presidente do PL, junto ao Conselho de Ética por calúnia.

Nesta sessão do Conselho de Ética quando questionado, por uma série de deputados, quem recebia o Mensalão ele disparava: esse recebeu, aquele também. Em outro momento foi questionado quem, na opinião dele, não recebia o mensalão. Ele disse “Um homem como Delfim Netto está acima disso.” E antes afirmou “O PMDB tem Presidente chamado Michel Temer, um homem na vertical, amigo.”.

Quando eu ouvi homem na vertical algo me chamou a atenção. O que seria este homem vertical? O que será que o Roberto Jefferson queria dizer com isto? Um homem vertical me parece uma expressão que diz que alguém é ereto, probo, honesto. Mas ao longo dos dias ele acusou que todos os parlamentares faziam, em maior ou menor grau, caixa 2 para financiar suas campanhas. Então o que ele queria dizer com Homem Vertical?

Este enigma ficou rondando minha cabeça por uns dias.

Por acaso eu havia acabado de ler Raízes do Brasil, do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda. Neste livro ele esmiúça o conceito de Homem Cordial. Não sei se foi por aproximação (cordial e vertical) mas senti que talvez o Roberto Jefferson queria dizer que existe uma forma de fazer política no Brasil onde Caixa 2 é um crime menor, mas alugar o mandato, através do mensalão, era inaceitável. Ser um político vertical era a forma correta de agir na política, era o comportamento ético do congresso.

Para Sérgio Buarque de Holanda a cordialidade de nossa gente não era, de fato, algo positivo. Era, antes de tudo, uma estratégia do indivíduo para circular numa sociedade onde público e privado se confundem. Desta forma cordial é que podemos viver neste país onde o público e o privado andam de mãos dadas.

Pelo menos é essa minha leitura deste clássico da sociologia. Leitura obrigatória.

Minha suspeita principal é essa: o que o Roberto Jefferson entende por Homem Vertical é o correspondente político do Homem Cordial do Sérgio Buarque de Holanda.

Para minha surpresa a expressão Homem Vertical era usada pelo avô do Roberto Jefferson para designar “... aquele que não ajoelha ante a adversidade. Combate de pé, cabeça erguida. Se tomba de pé, tomba na luta.”.

Como vocês podem perceber minha tese inicial foi para o buraco. Esta outra dimensão, do lutador, da vida honrada, surgiu com muita força nas entrevistas. E no caso do Roberto Jefferson este é um mote central. Ele vem de uma família de políticos, ele mesmo foi seis vezes deputado federal, inclusive constituinte. Ele entende de disputa, de embate, de luta. Talvez como poucos no congresso.

Apesar de me sentir num encruzilhada quanto ao sentido que tem o título, este vai permanecer.

Mas fica a dúvida: o que é O Homem Vertical?