O Homem Vertical - A política por dentro.

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Vão lá: www.malvados.com.br

PT e PSDB no divã, PFL em crise de identidade.

Os dois maiores partidos brasileiros, excluindo a grande Ásia que é o PMDB, estão no divã. As legendas estão fazendo auto-análise em busca de uma maior afinidade com suas verdadeiras vocações, e com um número maior de eleitores – o que, aliás, é o que importa.

O PSDB iniciou uma grande pesquisa e uma reestruturação geral do seu programa. Querem saber o que será do partido num pós FHC. Na minha opinião já demoraram para fazer isso. Sua insegurança de convicções fez o partido deslizar em pleno lodo do mensalão.

O PT por sua vez busca saber o que será do partido pós Lula. Dirceu e Tarso polarizam a disputa. Na minha opinião já demoraram para fazer isso. Sua insegurança de convicções fez o partido deslizar em pleno lodo do mensalão.

Tenho um sonho secreto, destes que só se falo no divã. Sonho com a unificação estratégica do PSDB e do PT em torno de uma agenda mínima para o país.

Vejo com muita esperança o governo do tucano José Serra. Espero que ele consiga reunificar as bandeiras de um projeto nacional. E isso pode ser feito sim! Tem que ser feito!

Já o PFL acha que é o Partido Democrata. Vão errar feio se fizerem realmente essa mudança. O que o PFL tem que entender é que não há nada de errado em ser liberal. Eles têm que assumir sua vocação. Neste país parece que é feio ter opiniões muito claras, o PFL poderia pegar justamente esse nicho. Não que eu concorde com o ideário do PFL, mas prefiro manter um diálogo franco com um quadro de direita, do que um diálogo meia boca com um liberal enrustido. O PFL tem que sair do armário de vez.

Mais informações no Blog do Josias http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/