O Homem Vertical - A política por dentro.

quinta-feira, julho 20, 2006

Preliminares

Olá Brasileiro[1]. Me chamo André Perfeito (sim, Perfeito é sobrenome) e este é o Blog do “O Homem Vertical”. Se você viu o Teaser deve ter entendido um pouco do que isso tudo se trata. Se não viu ainda, vai lá.

Resumindo esta história toda:

Sou estudante de economia da PUC/SP. Durante muito tempo militei no Movimento Estudantil da Universidade, cheguei a fazer a besteira de ser presidente do Centro Acadêmico Leão XIII, dos alunos da FEA da PUC. Sempre adorei política, e sempre tive um nojo terrível. Amor e ódio, aquele papo todo.

Quando estourou essa estória toda do Mensalão[2] eu fiquei fascinado com a figura do Deputado Roberto Jefferson; e quem não ficou? O que ele dizia era extremamente forte. Senti que o Brasil estava vendo um fenômeno raro, como o nascimento de um buraco negro. Um político abrir o jogo daquele jeito era uma novidade raríssima.

Tenho que confessar; quando o vi falando no conselho de ética da Câmara tive um surto! “Mas Waldemar... justo você. Temos tanto em comum; gosta de jogo, mulherengo[3]...”. Vi a sessão na casa de uma amiga, que me ajudou muito neste projeto, e durante a transmissão do conselho eu dava pulos e socos no ar. “Não é possível!!!”, eu gritava, “ele vai entregar todo mundo! O Brasil vai parar!”. Minha amiga ficou levemente assustada comigo.

Tenho certeza, porém, que não foi só eu quem reagiu desta forma. Os dias que se seguiram foram memoráveis. O país se inquietou paralisado, pronto pra virar geléia! Queria saber tudo sobre aquilo tudo. Queria ver aquilo de perto!

Mas antes de continuar minha narrativa devo uma pausa. Não sei quem é você, querido leitor, mas eu sou daquelas pessoas que se sentem “meio brilhantes”, que adora discutir, que acredita que num lance genial, ao som de jazz ou Bossa Nova, vai redimir o mundo e encontrar um significado para toda a existência. Sou meio metido a besta, daquele tipo de pessoa que você encontra às pencas nos bairros boêmios do Brasil. A Vila Madalena, em São Paulo, é infestado deste tipo de gente, elas crescem como praga junto ao fungo de lúpulo que fica grudado nas paredes dos Pés Sujos da vida. Imagino que você deve ter sido assim alguma vez.

Disse isso tudo para te preparar, para você poder entender o que aconteceu. No meio daquela crise toda tive um pensamento atrevido. Sentia que o Roberto Jefferson queria falar muito mais sobre as denúncias que havia fazendo. Durante o programa Roda Viva senti que os repórteres estavam pegando leve como ele. E o Roberto foi para o ataque: “Estou num convento? Vocês nunca ouviram falar de Caixa2?”.

Percebi que aquela era minha deixa. Entrei na Internet naquela madrugada de segunda-feira e descobri o endereço dele em Brasília. Escrevi uma carta sugerindo ao deputado gravar um documentário sobre o modo que se faz política no Brasil. Não tinha muita esperança que ele me respondesse. Para mim era apenas mais uma sacada genial, mais uma das que tive na minha vida. O problema é que ele aceitou!

Meu amigo... Quando abri meu e-mail e vi lá “Você tem uma mensagem de Roberto Jefferson” quase morri. Segurei a onda fumando uns vinte cigarros na seqüência. Basicamente o e-mail dele dizia: ok, vamos fazer. Na mesma hora mandei um e-mail dizendo que tinha que falar com ele urgente, que tinha que mostrar o roteiro (imagina se eu tinha...). No domingo daquela semana ele me responde: ok, quarta-feira de manhã na minha casa aqui em Brasília. Meu amigo...

Como toda boa família paulistana domingo é dia de pizza[4] lá em casa. Fui com meu pai na Micheluccio da Avenida Pompéia (seguramente uma das melhores pizzas de São Paulo) para pedir as redondas. Fizemos o pedido e sentamos para esperar. Virei para meu pai e disse: “Pai, me meti numa encrenca”, “o que foi, André?”. Contei pra ele o causo tudo. Meu amigo... ele não acreditou em mim. Chegando em casa ele leu o e-mail. Fiz uma pesquisa rápida na Internet para ver passagem e hospedagem em Brasília. Na terça-feira me mandei para lá.

Resumindo é esta a estória desta aventura. Conversei com o Roberto Jefferson e com muitos outros políticos (ACM, Suplicy, Dirceu, Goldman, Jéferson Peres, Michael temer, José Eduardo Cardoso...), minha meta é conversar com alguns mais. Pretendo montar um documentário sobre como se faz política no Brasil através das falas dos próprios políticos.

Mas fazer cinema no Brasil é uma novela. Tentei terminar tudo antes das eleições de outubro, mas não foi possível. Porém sinto que não devo deixar passar esta oportunidade. Estamos em ano eleitoral e acredito que é um dever tratar destes assuntos. Foi tanta coisa que vi e ouvi que me sinto na obrigação de compartilhar.

A internet, como frisou Roberto Jefferson na sua entrevista, é um instrumento podereso de mobilização política. Uma multidão de brasileiros manifestaram suas opiniões na rede durante esta crise. Se não foram as ruas, como em outros tempos, fizeram da rede tribuna livre de idéias e opiniões. Vai ser muito interessante ver o resultado das eleições de outubro, nesta época de orkut, blogs e you tube. Quero fazer deste Blog um canal para transmitir o que vi e ouvi durante esta empreitada. Publicarei textos meus sobre o que acho da corrida presidencial e da política nacional. Além disso sempre haverá algum vídeo sobre política, um trecho das entrevistas que fiz, ou um vídeo interessante que achei. Nesta semana temos Fernando Gabeira detonando o despreparo de Severino Cavalcante.

Já que vivemos tempos "na linha", entrem na comunidade do blog no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5549982

Sintam-se em casa, mandem sugestões ou receitas de bolo. Ao longo dos dias publicarei mais detalhes sobre este projeto.

Forte Abraço.
André Perfeito

PS: Se algum engraçadinho acha que eu não registrei o nome "O Homem Vertical", está enganado. Este já está devidamente protocolado junto ao Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional.

[1] (a) (e) (i) (o) (ué)
[2] Nota de roda pé: Mensalão é uma palavra que ainda não consta no corretor do Word. Existe espinafre. Até quando?
[3] Mulherengo tem no corretor do Word.
[4] Irônico, não?

Funcionamento do Blog O Homem Vertical

Este blog não tem a pretensão de ser jornalístico. Não é mais um blog como os que pipocaram nesta crise, sempre buscando dar um “furo” de reportagem. Porém este blog é informativo e opinativo. Não é jornal, nem revista é algo que não sei ainda.

Para receber um alerta sobre as atualizações mande um e-mail para perpheito@gmail.com

O que pretendo aqui é falar de política e de cultura de uma forma diferente do que vem sendo tratado por aí. Em muitos momentos utilizarei conteúdo de terceiros (jornais, blogs, vídeo makers, documentários, etc...). Sempre citarei a fonte.

No caso de vídeos que não foram produzidos por mim eles terão escrito, entre colchetes, antes do título a fonte ou o veículo que estão (exemplo [YOU TUBE]). Estes vídeos são de inteira responsabilidade de seus criadores. No mais das vezes são materiais de entusiastas, sem nenhum interesse comercial. Sugiro que entrem em contato com estes e incentivem a produção destes vídeos.

Quando for um vídeo que foi produzido por mim haverá a inscrição entre colchetes [OHV] antes do título.

Alguns temas do Blog podem, e devem, gerar discussões. Foi criada uma comunidade no Orkut para isso. Acessem http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5549982

Qualquer dúvida, reclamação ou sugestão mandem um e-mail para perpheito@gmail.com

MSN: andre_perfeito@hotmail.com

Informações para a imprensa mande e-mail e escreva no título IMPRENSA. O e-mail é perpheito@gmail.com

Se por acaso você é o Walter Salles, Luciano Coutinho, Arnaldo Jabor, Jorge Furtado ou um milionário excêntrico e queira co-produzir este documentário, mande um e-mail para perpheito@gmail.com

[YOU TUBE] Gabeira Nocauteia Severino

Um dos episódios mais estranhos da crise do mensalão: Severino Cavalcanti. Gabeira, de novo, mostrou-se um dos grandes nomes da política. O que acontece com o Rio de Janeiro que não elege ele senador?

Agradecimentos

Gostaria de agradecer a todos os parlamentares, e seus assessores, que permitiram que estas entrevistas fossem possíveis. Não pretendo desqualificar nenhum dos entrevistados com edições maliciosas do conteúdo das entrevistas.

Ao Roberto Jefferson dedico um caloroso abraço. Sem ele seria impossível esta empreitada. Registro aqui também minha gratidão às assessoras de comunicação (entre elas a Teresa) do Deputado e a todo o gabinete do PTB (em especial a chefe-de-gabinete Marly), sempre fui muitíssimo bem tratado por todos.

Do Senador Suplicy fica meu registro de uma figura humana maravilhosa. Concedeu uma entrevista para mim sem ao menos saber quem eu era, em pleno Senado Federal. Um gesto muito digno e delicado. Republicano.

Agradeço profundamente o Deputado Dirceu pela disponibilidade de tempo. Fui muito generoso me receber nas vésperas de seu julgamento na Câmara dos Deputados.

Ao Senador ACM estendo meu cordial agradecimento. Sua entrevista foi profunda, radical. Falou coisas sérias de uma maneira direta e simples. Suas falas são misteriosas no entanto, fruto de alguém que conhece profundamente a política brasileira.

Meu agradecimento especial ao Senador Jéferson Peres, que concedeu uma brilhante entrevista, abordando com profundidade e sinceridade os temas mais importantes deste documentário. Não esqueço seu tom firme, ao fim da entrevista, dizendo que eu poderia usar o material como quisesse, mas sem canalhices. Não vou trair sua confiança.

[YOU TUBE] Roque Santeiro

Essa novela teve um impacto profundo em mim. Lembro de ver na casa do meu avô. Foi vendo Roque Santeiro que me apaixonei pelo sertão nordestino, pelas lendas do interior e por política. Esta novela está gravada no fundo da memória, no inconsciente. Ver a abertura tantos anos depois trouxe um monte de lembraças, bem apropriadas a este momento que vivemos...

[YOU TUBE] Cadeia Nacional - Alborguetti

Macunaíma televisiva. Ouvi dizer que ele voltou a ter um programa de TV, se alguém souber onde me avisa.

Para não dizer que eu não falei de flores...

Listas dos parlamentares envolvidos no esquema das ambulâncias.
Fonte: Folha On-line

Deputados que já foram notificados pela CPI dos Sanguessugas
Paulo Feijó (PSDB-RJ)
Paulo Baltazar (PSB-RJ)
João Caldas (PL-AL)
Cabo Júlio (PMDB-MG)
Pedro Henry (PP-MT)
Bispo Wanderval (PL-SP)
Iris Simões (PTB-PR)
Benedito Dias (PP-AP)
Lino Rossi (PP-MT)
Edir de Oliveira (PTB-RS)
Teté Bezerra (PMDB-MT)
Fernando Gonçalves (PTB-RJ)
Almeida de Jesus (PL-CE)
Pastor Amarildo (PSC-TO)
Nilton Capixaba (PTB-RO)

Deputados que foram notificados hoje pela CPI dos Sanguessugas
Reinaldo Betão (PL-RJ)
Isaías Silvestre (PSB-MG)
José Militão (PTB-MG)
Wellington Fagundes (PL-MT)
Mário Negromonte (PP-BA)
Laura Carneiro (PFL-RJ)
Zelinda Novaes (PFL-BA)
Vieira Reis (PRB-RJ)
Júnior Betão (PL-AC)
Ribamar Alves (PSB-MA)
Eduardo Gomes (PSDB-TO)
Eduardo Seabra (PTB-AP)
Osmânio Pereira (PTB-MG)
Jeferson Campos (PTB-SP)
João Batista (PP-SP)
Vanderlei Assis (PP-SP)
João Mendes de Jesus (PSB-RJ)
Doutor Heleno (PSC-RJ)
Reinaldo Gripp (PL-RJ)
José Divino (PRB-RJ)
Alceste Almeida (PTB-RR)
Marcos Abramo (PP-SP)
Nélio Dias (PP-RN)
Ricarte de Freitas (PTB-MT)
Cleonâncio Fonseca (PP-SE)
Benedito de Lira (PP-AL)
Reginaldo Germano (PP-BA)
Fernando Estima (PPS-SP)
Neuton Lima (PTB-SP)
João Cerreia (PMDB-AC)
Amauri Gasques (PL-SP)
Maurício Rabelo (PL-TO)
Coriolano Sales (PFL-BA)
Almir Moura (PFL-RJ)
Marcelino Fraga (PMDB-ES)
Raimundo Santos (PL-PA)
Edna Macedo (PTB-SP)
Irapuan Teixeira (PP-SP)
Itamar Serpa (PSDB-RJ)
Enivaldo Ribeiro (PP-PB)
Elaine Costa (PTB-RJ)
SenadorNey Suassuna (PMDB-PB)